domingo, 31 de maio de 2020

Dia do Comissário de Voo!

Foto no interior de uma aeronave da Qatar Airways. Em pé e de frente, lado a lado a uma distância aproximada de 2 metros, com os braços lateralizados e as mãos dadas sobre o abdome, dois comissários de voo, posicionados de costas para a divisória da primeira classe. Ambos usam macacão e touca em branco e máscara azul cobrindo nariz e boca. Ao fundo, atrás da divisória, a área preenchida por oito espaçosas poltronas. O lounge é amplo, os bins (compartimentos de bagagem acima das poltronas) possuem acabamento arredondado. A parte superior dos bins possui um design arrojado e futurista, contrasta com a iluminação do teto de luz branca embutida em uma moldura circular e clássica. Em ambos os lados, fixados acima dos bins, duas sinalizações em verde de saídas de emergência, uma de cada lado.  Com esta imagem desejamos um Feliz Dia do Comissário de Voo!
Foto no interior de uma aeronave da Qatar Airways. Em pé e de frente, lado a lado a uma distância aproximada de 2 metros, com os braços lateralizados e as mãos dadas sobre o abdome, dois comissários de voo, posicionados de costas para a divisória da primeira classe. Ambos usam macacão e touca em branco e máscara azul cobrindo nariz e boca. Ao fundo, atrás da divisória, a área preenchida por oito espaçosas poltronas. O lounge é amplo, os bins (compartimentos de bagagem acima das poltronas) possuem acabamento arredondado. A parte superior dos bins possui um design arrojado e futurista, contrasta com a iluminação do teto de luz branca embutida em uma moldura circular e clássica. Em ambos os lados, fixados acima dos bins, duas sinalizações em verde de saídas de emergência, uma de cada lado.
Com esta imagem desejamos um Feliz Dia do Comissário de Voo!

quinta-feira, 28 de maio de 2020

achei um vestidinho...

Foto em dia ensolarado. Em um recanto arborizado, gramado aparado com algumas folhas amareladas caídas. Uma mulher jovem, cabelos loiros compridos penteados e presos à esquerda por uma flor preta. Ela usa um vestido longo, roxo acetinado e super rodado (anágua de armação). A parte superior em tomara que caia, com franzido largo do mesmo tecido acompanha ao redor do decote, e cobre parte do corpete preto bem acinturado de onde incia a saia em circunferência de diâmetro exagerado. A saia finaliza com um recorte bem franzido e na costura do corte, um acabamento em renda preta.  No topo lê-se: achei um vestidinho pro distanciamento social...
Foto em dia ensolarado. Em um recanto arborizado, gramado aparado com algumas folhas amareladas caídas. Uma mulher jovem, cabelos loiros compridos penteados e presos à esquerda por uma flor preta. Ela usa um vestido longo, roxo acetinado e super rodado (anágua de armação). A parte superior em tomara que caia, com franzido largo do mesmo tecido acompanha ao redor do decote, e cobre parte do corpete preto bem acinturado de onde incia a saia em circunferência de diâmetro exagerado. A saia finaliza com um recorte bem franzido e na costura do corte, um acabamento em renda preta.
No topo lê-se: achei um vestidinho pro distanciamento social...

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Um palco violão...

Foto em dia ensolarado. No lago do rancho Macota em Minas Gerais, circundado por um gramado bem aparado, um deck em formato de um violão gigante. Na beira do lago, assentada sobre o gramado, está a mão do violão; seis luminárias tubulares, três de cada lado, representam as tarraxas. O braço do violão, é uma ponte de acesso ao corpo do violão, onde o tampo serve de palco quando há show no rancho. Sobre a superfície do lago, o reflexo da vegetação e do deck. Ao longe, um bosque.
Foto em dia ensolarado. No lago do rancho Macota em Minas Gerais, circundado por um gramado bem aparado, um deck em formato de um violão gigante. Na beira do lago, assentada sobre o gramado, está a mão do violão; seis luminárias tubulares, três de cada lado, representam as tarraxas. O braço do violão, é uma ponte de acesso ao corpo do violão, onde o tampo serve de palco quando há show no rancho. Sobre a superfície do lago, o reflexo da vegetação e do deck. Ao longe, um bosque.

sexta-feira, 22 de maio de 2020

Feliz Dia do Abraço!

Pintura até altura do quadril. Duas criaturas com forma humanóide de perfil, aconchegam-se em um abraço. A da esquerda, em cor marrom caramelo e a da direita, em azul acinzentado. A couraça craquelada que reveste os corpos, abriga uma pele humana, visível por entre as rachaduras, e uma luz intensa alaranjada mais evidente no tórax. Fragmentos petrificados pairam sobre os seres. No céu, misturam-se  nuvens em rosa e azul.  Com esta imagem desejamos um Feliz Dia do Abraço!
Pintura até altura do quadril. Duas criaturas com forma humanóide de perfil, aconchegam-se em um abraço. A da esquerda, em cor marrom caramelo e a da direita, em azul acinzentado. A couraça craquelada que reveste os corpos, abriga uma pele humana, visível por entre as rachaduras, e uma luz intensa alaranjada mais evidente no tórax. Fragmentos petrificados pairam sobre os seres. No céu, misturam-se  nuvens em rosa e azul.
Com esta imagem desejamos um Feliz Dia do Abraço!

quarta-feira, 13 de maio de 2020

Mais um paciente curado...

Foto. Em um box de enfermaria com divisória cortinada azul, à esquerda o paciente de camisolão claro com estampas pequenas acinzentadas e relógio dourado no pulso esquerdo, leva a mão ao queixo encobrindo o discreto sorriso. Ele observa à direita a enfermeira que está de costas. Agachada, ela ajeita o tripé do soro ao lado da maca, o jaleco azul sobe até a cintura e a calça de cós baixo deixa à mostra o avantajado bumbum demarcado pelas tiras do fio dental branco. No topo lê-se: Mais um paciente curado.
Foto. Em um box de enfermaria com divisória cortinada azul, à esquerda o paciente de camisolão claro com estampas pequenas acinzentadas e relógio dourado no pulso esquerdo, leva a mão ao queixo encobrindo o discreto sorriso. Ele observa à direita a enfermeira que está de costas. Agachada, ela ajeita o tripé do soro ao lado da maca, o jaleco azul sobe até a cintura e a calça de cós baixo deixa à mostra o avantajado bumbum demarcado pelas tiras do fio dental branco. No topo lê-se: Mais um paciente curado.

terça-feira, 12 de maio de 2020

7 aves brasileiras - com Audiodescrição

Segundo o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO), temos mais de 1.800 espécies diferentes de aves no território brasileiro.
Apresentaremos uma breve descrição e o canto das sete  espécies de aves consideradas as mais bonitas do Brasil.
Roteiro: As Meninas dos Olhos Audiodescrição
Narração: Kemi Oshiro

1 - Saíra_Sete_Cores
Nome Científico: Tangara seledon
Habitat: A saíra-sete-cores pode ser encontrada por toda a Mata Atlântica, desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Sul, sendo mais comum no litoral.
Características: Mede cerca de 13,5 centímetros de comprimento e pesa cerca de 18 gramas. É um pequeno pássaro, mas considerado um dos mais bonitos do Brasil devido à sua plumagem multicolorida e brilhante. 
Uma curiosidade é que, apesar do nome popular fazer referência à sete cores, são apenas cinco as cores presentes em sua plumagem.

2 - Galo_da_Serra_do_Pará
Nome Cientítico: Rupicola rupicola
Habitat: No Brasil, essa espécie habita regiões montanhosas e florestais nos estados do Amazonas, Pará e Roraima.
Características: Mede 28 centímetros de comprimento. O macho é de cor laranja; a fêmea marrom-escura, parecendo preta à distância.


3 - TUCANO
Nome científico: Ramphastos toco
Habitat: Habitam o Cerrado e a Mata Atlântica. 
Características: O tucano-toco é o maior deles, chegando a pesar cerca de 500 gramas.


4 - ARARA AZUL
Nome científico: Anodorhynchus hyacinthinus. 
Habitat: Pantanal

Características: Na média, os adultos medem cerca 95 centímetros, de comprimento, com uma envergadura que pode chegar a impressionantes 110 centímetros, e podem pesar até cerca de 1,7 kg. Estas araras também costumam ter uma vida bastante longa, podendo chegar até a 60 anos.

5 - Saí-Azul
Nome científico: Dacnis cayana 
Habitat: Pode ser encontrado em todos os estados brasileiros, habitando matas ciliares, plantações, e o interior de matas e jardins.
Características: Mede aproximadamente 13 centímetros de comprimento e pesa, em média, 16 gramas. Apresenta acentuado dimorfismo sexual: o macho é azul e negro, com as pernas rosadas, enquanto a fêmea é verde, com a cabeça azulada e pernas alaranjadas. Seu canto é um gorjear fraco.


6 - Juruva-Ruiva
Nome científico: Momotidae
Habitat: Essa ave é encontrada em áreas de vegetação na América do Sul.
Características: Mede 42 centímetros. A penugem é extremamente suave e colorida, tendo como característica marcante a cauda longilínea, que se move para qualquer direção.


7 - Cardeal_de_Topete_Vermelho 
Nome Científico: Paroaria coronata
Habitat: matagal árido tropical ou subtropical , florestas secundárias altamente degradadas e bordas de matas.
Características: Mede 18cm de comprimento. Pássaro de extraordinária beleza física e sonora. Imaturo pardacento, com topete ferrugíneo.

Borboletas Azuis

Borboletas são artrópodes pertencentes à Classe Insecta. Apresentam corpo dividido em cabeça, tórax e abdome; um par de antenas, três pares de patas, e dois pares de asas membranosas cobertas de escamas, que apresentam formas e cores variadas, além de peças bucais adaptadas a sucção.  Borboletas Azuis – “Morpho” é um gênero de borboletas predominantemente azuis, que vivem nas florestas tropicais da América central e da América do Sul: Brasil, Costa Rica, Guiana, Venezuela e também no México. A aparência distinta das borboletas torna-as, em certa parte, facilmente reconhecíveis pelo iridescente azul-metálico originado não por pigmentação mas sim pela reflexão da luz de um modo particular visto em várias espécies. As asas azuis de borboletas Morpho são enormes (de 7cm à 20cm) em relação ao tamanho do seu corpo, resultando em um voo lento, criando um padrão de vôo específico, saltitante. O efeito é que o azul brilhante piscante como um farol devido ao bater das asas.   Descrição: foto em perspectiva de baixo para cima. Centenas de borboletas em tom de azul metálico cintilante estão aglomeradas em harmonia na base grossa e lenhosa do tronco de uma árvore. Outras, dispersam-se em dezenas pelas braçadas dos galhos.
Borboletas são artrópodes pertencentes à Classe Insecta. Apresentam corpo dividido em cabeça, tórax e abdome; um par de antenas, três pares de patas, e dois pares de asas membranosas cobertas de escamas, que apresentam formas e cores variadas, além de peças bucais adaptadas a sucção.
Borboletas Azuis – “Morpho” é um gênero de borboletas predominantemente azuis, que vivem nas florestas tropicais da América central e da América do Sul: Brasil, Costa Rica, Guiana, Venezuela e também no México. A aparência distinta das borboletas torna-as, em certa parte, facilmente reconhecíveis pelo iridescente azul-metálico originado não por pigmentação mas sim pela reflexão da luz de um modo particular visto em várias espécies. As asas azuis de borboletas Morpho são enormes (de 7cm à 20cm) em relação ao tamanho do seu corpo, resultando em um voo lento, criando um padrão de vôo específico, saltitante. O efeito é que o azul brilhante piscante como um farol devido ao bater das asas. 
Descrição: foto em perspectiva de baixo para cima. Centenas de borboletas em tom de azul metálico cintilante estão aglomeradas em harmonia na base grossa e lenhosa do tronco de uma árvore. Outras, dispersam-se em dezenas pelas braçadas dos galhos.  

domingo, 10 de maio de 2020

Feliz Dia das Mães!

A compreensão de afeto e maternidade pode ir além do nosso entendimento quando falamos do reino animal. Mesmo que para alguns, os animais sejam considerados seres irracionais, às vezes nós podemos perceber justamente o contrário com atitudes como a de fêmeas que adotam filhotes de outras espécies.  Descrição da foto: a cadela da raça Pug, é de médio porte, pelagem lisa, fina, suave, curta em amarelo-claro, carinha redonda de focinho preto e achatado, olhos escuros redondinhos e expressivos, orelhas ajustadas na cabeça, as rugas na carinha são profundas e a maior é sobre o nariz. Dois filhotes de tigres (pelagem amarela com listras pretas) mamam na Pug que está deitada sobre um pano branco e atenta para foto.  Com esta imagem desejamos um Feliz Dia das Mães!
A compreensão de afeto e maternidade pode ir além do nosso entendimento quando falamos do reino animal. Mesmo que para alguns, os animais sejam considerados seres irracionais, às vezes nós podemos perceber justamente o contrário com atitudes como a de fêmeas que adotam filhotes de outras espécies.
Descrição da foto: a cadela da raça Pug, é de médio porte, pelagem lisa, fina, suave, curta em amarelo-claro, carinha redonda de focinho preto e achatado, olhos escuros redondinhos e expressivos, orelhas ajustadas na cabeça, as rugas na carinha são profundas e a maior é sobre o nariz. Dois filhotes de tigres (pelagem amarela com listras pretas) mamam na Pug que está deitada sobre um pano branco e atenta para foto.
Com esta imagem desejamos um Feliz Dia das Mães!

sábado, 9 de maio de 2020

...de pernas pro ar...

Desenho. Em uma parede bege com efeito esfumaçado, o delineio em preto de uma pessoa de cabeça pra baixo com as mãos espalmadas no chão. Os cabelos são espirais, os olhos ovalados, o nariz em ângulo reto e a boca é um risco. O vestido abaixo do joelho finaliza em traços curvos. A mulher usa sapato de bico fino com salto alto e um relógio analógico no pulso direito.  Detalhe: para estampar o vestido, o artista aproveitou um desenho em giz branco de uma ânfora e algumas flores na parede. Sobreposto ao desenho na parte central, tarja branca e tripla com a frase em letras pretas maiúsculas: E quando tudo estiver de pernas pro ar...sorria por poder ver a vida sob outro ângulo.
Desenho. Em uma parede bege com efeito esfumaçado, o delineio em preto de uma pessoa de cabeça pra baixo com as mãos espalmadas no chão. Os cabelos são espirais, os olhos ovalados, o nariz em ângulo reto e a boca é um risco. O vestido abaixo do joelho finaliza em traços curvos. A mulher usa sapato de bico fino com salto alto e um relógio analógico no pulso direito.
Detalhe: para estampar o vestido, o artista aproveitou um desenho em giz branco de uma ânfora e algumas flores na parede. Sobreposto ao desenho na parte central, tarja branca e tripla com a frase em letras pretas maiúsculas: E quando tudo estiver de pernas pro ar...sorria por poder ver a vida sob outro ângulo.

quinta-feira, 7 de maio de 2020

Wanda apresenta Guaraciaba Malhone | Tecendo Memórias Ep.2 - com AD e Libras

"Tecendo Memórias" é uma web série que reúne relatos da vida e obra de mulheres artistas na terceira idade. No segundo episódio, a atriz de circo-teatro, Guaraciaba Malhone cresceu e se desenvolveu no picadeiro, seguindo a história de seus pais e avós, passou por diversos papéis e é memória viva do circo-teatro brasileiro.
Este projeto foi contemplado pela Lei de Incentivo A Cultura (LINC), da Secretaria de Cultura de Sorocaba, em 2018.
Roteiro de AD: As Meninas dos Olhos Audiodescrição
Narração: Marisa Pretti

7 de Maio

Dia 7 de maio. Dia do Silêncio! “O exercício do silêncio é tão importante quanto a prática da palavra”(William James).  Descrição: Foto em um jardim iluminado por tímidos raios de sol, ao centro, escultura em bronze de Buda sentado em profunda meditação. Um manto enrolado ao corpo, desnuda parcialmente o peito, barriga, braços e pernas recolhidas em posição de lótus. Sobre as coxas, os antebraços pousados com as palmas das mãos voltadas para cima, sobrepostas, e as pontas dos polegares unidos.
Dia 7 de maio. Dia do Silêncio! “O exercício do silêncio é tão importante quanto a prática da palavra”(William James).
Descrição: Foto em um jardim iluminado por tímidos raios de sol, ao centro, escultura em bronze de Buda sentado em profunda meditação. Um manto enrolado ao corpo, desnuda parcialmente o peito, barriga, braços e pernas recolhidas em posição de lótus. Sobre as coxas, os antebraços pousados com as palmas das mãos voltadas para cima, sobrepostas, e as pontas dos polegares unidos.

sexta-feira, 1 de maio de 2020

Dia do Trabalhador!

Em 5 de agosto de 2010, parte da mina de San José, no Chile, desmoronou. A tragédia deixou 33 mineiros presos a quase 700 metros de profundidade, com temperaturas de 40ºC, elevada umidade e quase nada de comida ou água potável.  Especialistas de todo o mundo foram levados ao Chile com o objetivo de encontrar a melhor maneira de retirar os trabalhadores ainda com vida daquela mina de cobre.  Suprimentos de emergência e água eram enviados através de uma perfuração na terra.  Foram 69 dias vivendo no subterrâneo. Em 13 de outubro de 2010, os mineiros foram trazidos de volta à superfície, um por um, com ajuda da chamada cápsula Fênix – um compartimento cilíndrico metálico de resgate projetado pela Nasa.  Descrição da foto: um grupo de resgatistas com capacetes brancos e coletes alaranjados ao redor da cápsula recém içada. Ainda dentro da cápsula, o mineiro de capacete azul, óculos escuros e um largo sorriso nos lábios.   Com esta imagem desejamos a todos os trabalhadores um bom feriado do Dia do Trabalhador!
Em 5 de agosto de 2010, parte da mina de San José, no Chile, desmoronou. A tragédia deixou 33 mineiros presos a quase 700 metros de profundidade, com temperaturas de 40ºC, elevada umidade e quase nada de comida ou água potável.
Especialistas de todo o mundo foram levados ao Chile com o objetivo de encontrar a melhor maneira de retirar os trabalhadores ainda com vida daquela mina de cobre.  Suprimentos de emergência e água eram enviados através de uma perfuração na terra.
Foram 69 dias vivendo no subterrâneo. Em 13 de outubro de 2010, os mineiros foram trazidos de volta à superfície, um por um, com ajuda da chamada cápsula Fênix – um compartimento cilíndrico metálico de resgate projetado pela Nasa.
Descrição da foto: um grupo de resgatistas com capacetes brancos e coletes alaranjados ao redor da cápsula recém içada. Ainda dentro da cápsula, o mineiro de capacete azul, óculos escuros e um largo sorriso nos lábios. 
Com esta imagem desejamos a todos os trabalhadores um bom feriado do Dia do Trabalhador!