sexta-feira, 31 de julho de 2020

Dia do Vira-lata!


Vira-lata (português brasileiro) ou rafeiro (português europeu) é a denominação dada aos cães, SRD (Sem Raça Definida), sendo CRAND (Cachorro de Raça Não Definida), como são geralmente referenciados em textos veterinários. Em algumas regiões do Brasil também são conhecidos como pé-duro, guaipeca, bajariva e cusco. Descrição: Foto em fundo desfocado cinza. Ao centro, vista de cima, a carinha de um cão vira-lata de médio porte, pelagem densa em tom caramelo. As orelhas são triangulares com as extremidades arredondadas. No brilho dos olhos pretos redondinhos , o reflexo do fotógrafo. O formato do focinho remete a um coração também preto assim como os longos bigodes. 31 de Julho: Dia do vira-lata.
Vira-lata (português brasileiro) ou rafeiro (português europeu) é a denominação dada aos cães, SRD (Sem Raça Definida), sendo CRAND (Cachorro de Raça Não Definida), como são geralmente referenciados em textos veterinários. Em algumas regiões do Brasil também são conhecidos como pé-duro, guaipeca, bajariva e cusco.
Descrição: Foto em fundo desfocado cinza. Ao centro, vista de cima, a carinha de um cão vira-lata de médio porte, pelagem densa em tom caramelo. As orelhas são triangulares com as extremidades arredondadas. No brilho dos olhos pretos redondinhos , o reflexo do fotógrafo. O formato do focinho remete a um coração também preto assim como os longos bigodes.
31 de Julho: Dia do vira-lata.

terça-feira, 28 de julho de 2020

Dia do Agricultor

O tratorista Ewerton Rodrigo Martin, de 27 anos, que trabalha em uma usina de cana-de-açúcar em Capivari (SP), faz sucesso como modelo no interior do estado. Atualmente o bonitão é agenciado pela Mega Models em São Paulo e divide a sua carreira entre trabalhar na lavoura e cruzar as passarelas da moda. Martin tem 1,81 metro, pesa 82 quilos e já fez campanhas de sucesso pelo país.  Descrição: Foto em dia de sol. Martin está em pé em um chão de terra batida , de frente, em pose para a foto com um sorrisão. Porte atlético, sem camisa, braço direito para cima, com a mão sobre o boné preto e vermelho; e o outro braço apoiado sobre o pneu quase da altura dele, de um imenso trator. Martin usa calça jeans surrada, cinto de couro marrom com fivela prata quadrada e coturno marrom. A perna esquerda está dobrada e o coturno empoeirado apoiado sobre aparte inferior da larga nervura do pneu. Martin é um homem de pele branca, rosto oval, sobrancelhas retas, olhos castanhos, nariz reto, lábios médios, dentes alvos e parelhos; bigode e barba por fazer.  Desejamos um Feliz Dia do Agricultor!
O tratorista Ewerton Rodrigo Martin, de 27 anos, que trabalha em uma usina de cana-de-açúcar em Capivari (SP), faz sucesso como modelo no interior do estado. Atualmente o bonitão é agenciado pela Mega Models em São Paulo e divide a sua carreira entre trabalhar na lavoura e cruzar as passarelas da moda. Martin tem 1,81 metro, pesa 82 quilos e já fez campanhas de sucesso pelo país.
Descrição: Foto em dia de sol. Martin está em pé em um chão de terra batida , de frente, em pose para a foto com um sorrisão. Porte atlético, sem camisa, braço direito para cima, com a mão sobre o boné preto e vermelho; e o outro braço apoiado sobre o pneu quase da altura dele, de um imenso trator. Martin usa calça jeans surrada, cinto de couro marrom com fivela prata quadrada e coturno marrom. A perna esquerda está dobrada e o coturno empoeirado apoiado sobre aparte inferior da larga nervura do pneu. Martin é um homem de pele branca, rosto oval, sobrancelhas retas, olhos castanhos, nariz reto, lábios médios, dentes alvos e parelhos; bigode e barba por fazer.
Desejamos um Feliz Dia do Agricultor!

domingo, 26 de julho de 2020

Dia dos Avós!

Foto. Sobre um chão cimentado com ranhuras. Ao centro, uma tartaruga envolta em uma capinha de crochê branco em pontos abertos e vazados na parte superior e fechados no inferior. No topo lê-se: Quando você deixa sua tartaruga passar alguns dias na casa da sua avó.  Desejamos um Feliz Dia dos Avós!
Foto. Sobre um chão cimentado com ranhuras. Ao centro, uma tartaruga envolta em uma capinha de crochê branco em pontos abertos e vazados na parte superior e fechados no inferior. No topo lê-se: Quando você deixa sua tartaruga passar alguns dias na casa da sua avó.
Desejamos um Feliz Dia dos Avós!

quinta-feira, 23 de julho de 2020

Neowise, o cometa!

Cometas são rochas geladas, restos da formação do Sistema Solar, que estão gravitacionalmente presos ao Sol e têm tamanho da ordem de poucas dezenas quilômetros, às vezes nem isso. Quando estão muito longe da nossa estrela, por serem muito pequenos, quase nunca são vistos daqui da Terra, até mesmo pelos telescópios especializados em buscá-los no céu. Mas, quando vêm para o centro do Sistema Solar e se aproximam do Sol, passam a receber mais energia térmica da nossa estrela. E algo quase mágico acontece: material da superfície do cometa, ao ser aquecido, começa a vaporizar-se formando uma espécie de nuvem crescente ao seu redor. Esta nuvem de material vaporizado, conhecida tecnicamente por “coma”, mas também chamada de “cabeleira”, fica gravitacionalmente presa ao redor do núcleo do astro, viajando "grudada" nele. E vai crescendo aos poucos na medida em que vai ganhando mais e mais material vaporizado que surge da aproximação gradativa do cometa ao Sol. Desta forma peculiar, o astro inicialmente pequeno e sem graça ganha aos poucos a aparência de um imenso algodão doce que vai inflando continuamente e pode chegar ao tamanho de um planeta. A rocha gelada, pequena e sem graça, pode evoluir para um astro bastante brilhante e imponente que, com um pouco de sorte, pode ser visto daqui da Terra até mesmo a olho nu.  Sempre que você pensa num cometa, logo vem à mente um astro com cauda, não é mesmo? E está certíssimo! Cometas costumam ter cauda. E ela surge da ação do Sol que literalmente sopra a cabeleira de material vaporizado para longe, criando um rastro que pode chegar ao tamanho de milhões de quilômetros.  Na segunda quinzena de março deste ano pandêmico foi descoberto o cometa C/2020 F3 Neowise.  Descrição: Foto noturna. No céu escuríssimo, pontilhado pela luminosidade das estrelas, ao centro,  a constelação “Ursa Maior”. E dentre as sete estrelas mais brilhantes da Ursa, o cometa Neowise em evolução, resplandecente, marca o bréu do céu com a imensa cauda em forma de uma nuvem rutilante. No canto inferior esquerdo, algumas nebulosas.
Cometas são rochas geladas, restos da formação do Sistema Solar, que estão gravitacionalmente presos ao Sol e têm tamanho da ordem de poucas dezenas quilômetros, às vezes nem isso. Quando estão muito longe da nossa estrela, por serem muito pequenos, quase nunca são vistos daqui da Terra, até mesmo pelos telescópios especializados em buscá-los no céu. Mas, quando vêm para o centro do Sistema Solar e se aproximam do Sol, passam a receber mais energia térmica da nossa estrela. E algo quase mágico acontece: material da superfície do cometa, ao ser aquecido, começa a vaporizar-se formando uma espécie de nuvem crescente ao seu redor. Esta nuvem de material vaporizado, conhecida tecnicamente por “coma”, mas também chamada de “cabeleira”, fica gravitacionalmente presa ao redor do núcleo do astro, viajando "grudada" nele. E vai crescendo aos poucos na medida em que vai ganhando mais e mais material vaporizado que surge da aproximação gradativa do cometa ao Sol. Desta forma peculiar, o astro inicialmente pequeno e sem graça ganha aos poucos a aparência de um imenso algodão doce que vai inflando continuamente e pode chegar ao tamanho de um planeta. A rocha gelada, pequena e sem graça, pode evoluir para um astro bastante brilhante e imponente que, com um pouco de sorte, pode ser visto daqui da Terra até mesmo a olho nu.
Sempre que você pensa num cometa, logo vem à mente um astro com cauda, não é mesmo? E está certíssimo! Cometas costumam ter cauda. E ela surge da ação do Sol que literalmente sopra a cabeleira de material vaporizado para longe, criando um rastro que pode chegar ao tamanho de milhões de quilômetros.
Na segunda quinzena de março deste ano pandêmico foi descoberto o cometa C/2020 F3 Neowise.
Descrição: Foto noturna. No céu escuríssimo, pontilhado pela luminosidade das estrelas, ao centro,  a constelação “Ursa Maior”. E dentre as sete estrelas mais brilhantes da Ursa, o cometa Neowise em evolução, resplandecente, marca o bréu do céu com a imensa cauda em forma de uma nuvem rutilante. No canto inferior esquerdo, algumas nebulosas.

segunda-feira, 20 de julho de 2020

Feliz Dia do Amigo!

Algumas amizades podem parecer improváveis, mas, na realidade, movem montanhas e derretem corações. Alguns anos atrás, escrevemos sobre uma amizade bonita, mas incomum, entre um cão pastor Ingo e uma coruja Poldi. Ingo e amigos são os membros da família de Tanja Brandt, que é uma incrível fotógrafa de animais. Essas belezas peludas e emplumadas são modelos perfeitos para retratar momentos bonitos, doces e inesperados entre duas espécies extremamente diferentes.  Ingo é um cão Pastor-belga-malinois (é uma das quatro variedades da raça de cães pastor-belga, originária da Bélgica. De pelagem curta, de cor fulvo-encarvoada, é nativa da região de Malinas e tida como uma das mais comuns entre os pastores belgas).  Poldi: Os olhos das corujas são grandes e voltados para frente. Sua cabeça pode girar até 270 graus para ampliar o campo de visão. Veem muito bem tanto durante o dia quanto durante a noite, porém são incapazes de enxergar na ausência total de luz. A audição também é muito bem desenvolvida e muito utilizada na caça. O bico é curvo e as garras muito fortes com unhas encurvadas e afiadas.  Detalhe: Poldi, nasceu dois dias depois de seus irmãos. Por isso, ficou evidente que, como era mais fraca que os demais, ela precisaria de ajuda e de cuidados especiais. Ingo, sentiu o quão vulnerável Poldi estava e tornou-se protetor e melhor amigo.  Descrição: Foto em fundo desfocado. Ao centro, Ingo, de frente com as patas submersas em um lago, na boca, morde um galho seco e longo. Pousado no galho, à esquerda e bem próximo à boca de Ingo, Poldi, uma coruja pequena de plumagem macia marrom e branco.  Com esta imagem desejamos um Feliz Dia do Amigo!
Algumas amizades podem parecer improváveis, mas, na realidade, movem montanhas e derretem corações. Alguns anos atrás, escrevemos sobre uma amizade bonita, mas incomum, entre um cão pastor Ingo e uma coruja Poldi. Ingo e amigos são os membros da família de Tanja Brandt, que é uma incrível fotógrafa de animais. Essas belezas peludas e emplumadas são modelos perfeitos para retratar momentos bonitos, doces e inesperados entre duas espécies extremamente diferentes.
Ingo é um cão Pastor-belga-malinois (é uma das quatro variedades da raça de cães pastor-belga, originária da Bélgica. De pelagem curta, de cor fulvo-encarvoada, é nativa da região de Malinas e tida como uma das mais comuns entre os pastores belgas).
Poldi: Os olhos das corujas são grandes e voltados para frente. Sua cabeça pode girar até 270 graus para ampliar o campo de visão. Veem muito bem tanto durante o dia quanto durante a noite, porém são incapazes de enxergar na ausência total de luz. A audição também é muito bem desenvolvida e muito utilizada na caça. O bico é curvo e as garras muito fortes com unhas encurvadas e afiadas.
Detalhe: Poldi, nasceu dois dias depois de seus irmãos. Por isso, ficou evidente que, como era mais fraca que os demais, ela precisaria de ajuda e de cuidados especiais. Ingo, sentiu o quão vulnerável Poldi estava e tornou-se protetor e melhor amigo.
Descrição: Foto em fundo desfocado. Ao centro, Ingo, de frente com as patas submersas em um lago, na boca, morde um galho seco e longo. Pousado no galho, à esquerda e bem próximo à boca de Ingo, Poldi, uma coruja pequena de plumagem macia marrom e branco.
Com esta imagem desejamos um Feliz Dia do Amigo!

segunda-feira, 13 de julho de 2020

Dia Mundial do Rock

Por que Dia Mundial Do Rock?.  Em 13 de julho de 1985 foi realizado o Live Aid, um evento contra a fome na Etiópia e que aconteceu simultaneamente em Londres e na Filadélfia, com participação de muitos feras da música, entre eles: The Pretenders, Madonna, Tina Turner, Duran Duran, Santana, Bob Dylan, The Who, Queen.  O evento reuniu 180 mil pagantes e toda a verba foi revertida ao sofrido povo da Eiópia.  Na época também foram recolhidos direitos autorais do hit - lembrado até hoje - “We are the World” que contou com muitos artistas dividindo os vocais. (texto de Gisele Santos, mãezona da Mafalda e do Borges).  Descrição: Foto. À esquerda, Mafalda Vitória (nove meses) e à direita, o Borges(um ano e seis meses) sentados sobre um tapete e em pose para a foto. Ambos da raça bulldog inglês. A Mafalda tem pelagem branca, cara achatadinha, gorducha, olhos redondinhos e focinho pretos. Ela usa sobre a cabeça um grande laço com estampa de caveira e amarrado ao pescoço, uma bandana da mesma estampa. O Borges tem pelagem caramelo e branco. Ele é bem gorducho, cara amassada com muitas pelancas, olhos redondinhos castanhos, focinho preto e os dentinhos inferiores são alvos com os caninos pontudinhos. Borges usa uma bandana preta estampada com os nomes de várias bandas de rock. No topo, sobreposto a uma pincelada tripla vermelha, lê-se em letras maiúsculas brancas: Dia Mundial do Rock; e abaixo: treze de julho. Entre a Mafalda e o Borges, a ilustração de uma guitarra vermelha.
Por que Dia Mundial Do Rock?.
Em 13 de julho de 1985 foi realizado o Live Aid, um evento contra a fome na Etiópia e que aconteceu simultaneamente em Londres e na Filadélfia, com participação de muitos feras da música, entre eles: The Pretenders, Madonna, Tina Turner, Duran Duran, Santana, Bob Dylan, The Who, Queen.
O evento reuniu 180 mil pagantes e toda a verba foi revertida ao sofrido povo da Eiópia.
Na época também foram recolhidos direitos autorais do hit - lembrado até hoje - “We are the World” que contou com muitos artistas dividindo os vocais. (texto de Gisele Santos, mãezona da Mafalda e do Borges).
Descrição: Foto. À esquerda, Mafalda Vitória (nove meses) e à direita, o Borges(um ano e seis meses) sentados sobre um tapete e em pose para a foto. Ambos da raça bulldog inglês. A Mafalda tem pelagem branca, cara achatadinha, gorducha, olhos redondinhos e focinho pretos. Ela usa sobre a cabeça um grande laço com estampa de caveira e amarrado ao pescoço, uma bandana da mesma estampa. O Borges tem pelagem caramelo e branco. Ele é bem gorducho, cara amassada com muitas pelancas, olhos redondinhos castanhos, focinho preto e os dentinhos inferiores são alvos com os caninos pontudinhos. Borges usa uma bandana preta estampada com os nomes de várias bandas de rock. No topo, sobreposto a uma pincelada tripla vermelha, lê-se em letras maiúsculas brancas: Dia Mundial do Rock; e abaixo: treze de julho. Entre a Mafalda e o Borges, a ilustração de uma guitarra vermelha.

quinta-feira, 9 de julho de 2020

Amore e Psiche - Antonio Canova

“Psique revivida pelo beijo de Cupido”(italiano: Amore e Psiche) é uma escultura do artista italiano Antonio Canova. Conservada no Museu do Louvre, em Paris, França.  Considerada uma obra-prima da escultura neoclássica, mostra os amantes mitológicos em um momento de grande emoção, característico do movimento emergente do romantismo. Representa o deus Cupido no auge do amor e da ternura, imediatamente após despertar a Psique sem vida com um beijo. A história de Cupido e Psique é retirada do romance latino de Lucius Apuleius, The Golden Ass. Canova esculpiu Cupido e Psique com grande delicadeza e elegância, denotando uma grande paixão. Canova representou o "Amor" em duas vertentes: Ternura e paixão carnal. Psiquê, segundo o mito, era uma princesa tão linda que todos os habitantes do seu reino lhe prestavam homenagens como se fosse uma deusa. Tomada pela inveja, Vênus, a deusa do amor e da beleza, ordena a seu filho, Cupido, a punição de tamanho atrevimento. Ocorre que o jovem deus também se encanta com a formosura daquela mortal e sucumbe a uma paixão incontrolável.  Descrição: A escultura retrata o momento em que Cupido envolve Psique num abraço sensual e delicado, e os braços entrelaçam-se. A luz, que incide no mármore branco e polido, cria um aspecto de leveza, maciez e contraste deslizante sobre os corpos esguios e desnudos. Cupido, em pouso, ainda com as asas erguidas, está atrás de Psique. Assentada sobre uma base com aspecto rochoso, Psique está recostada sobre um drapeado, parte das pernas e o sexo estão cobertos por um manto. Cupido, com o braço esquerdo envolve o peito da amada e com a mão oculta-lhe o seio, a outra mão, apoia-lhe a cabeça solta para trás. Miram-se. Psique eleva os braços em arco, as mãos alcançam os alinhados cachos no topo da cabeça de Cupido. A aproximação dos lábios denotam o momento antes do beijo.
“Psique revivida pelo beijo de Cupido”(italiano: Amore e Psiche) é uma escultura do artista italiano Antonio Canova. Conservada no Museu do Louvre, em Paris, França.
Considerada uma obra-prima da escultura neoclássica, mostra os amantes mitológicos em um momento de grande emoção, característico do movimento emergente do romantismo. Representa o deus Cupido no auge do amor e da ternura, imediatamente após despertar a Psique sem vida com um beijo. A história de Cupido e Psique é retirada do romance latino de Lucius Apuleius, The Golden Ass. Canova esculpiu Cupido e Psique com grande delicadeza e elegância, denotando uma grande paixão. Canova representou o "Amor" em duas vertentes: Ternura e paixão carnal. Psiquê, segundo o mito, era uma princesa tão linda que todos os habitantes do seu reino lhe prestavam homenagens como se fosse uma deusa. Tomada pela inveja, Vênus, a deusa do amor e da beleza, ordena a seu filho, Cupido, a punição de tamanho atrevimento. Ocorre que o jovem deus também se encanta com a formosura daquela mortal e sucumbe a uma paixão incontrolável.
Descrição: A escultura retrata o momento em que Cupido envolve Psique num abraço sensual e delicado, e os braços entrelaçam-se. A luz, que incide no mármore branco e polido, cria um aspecto de leveza, maciez e contraste deslizante sobre os corpos esguios e desnudos. Cupido, em pouso, ainda com as asas erguidas, está atrás de Psique. Assentada sobre uma base com aspecto rochoso, Psique está recostada sobre um drapeado, parte das pernas e o sexo estão cobertos por um manto. Cupido, com o braço esquerdo envolve o peito da amada e com a mão oculta-lhe o seio, a outra mão, apoia-lhe a cabeça solta para trás. Miram-se. Psique eleva os braços em arco, as mãos alcançam os alinhados cachos no topo da cabeça de Cupido. A aproximação dos lábios denotam o momento antes do beijo.

quarta-feira, 8 de julho de 2020

"Os Amantes"- René Magritte

Legenda: René Magritte – The Lovers, 1928 – óleo sobre tela – 54 x 73,4 cm – Museum of Modern Art (MoMA), New York, USA.  René François Ghislain Magritte (Lessines, 21 de Novembro de 1898 ― Bruxelas, 15 de Agosto de 1967) foi um dos principais artistas surrealistas belgas. Em 1916, ingressou na Académie Royale des Beaux-Arts, em Bruxelas, onde estudou por dois anos. Foi durante esse período que ele conheceu Georgette Berger, com quem se casou em 1922. René Magritte praticava o surrealismo realista, ou “realismo mágico”. Começou imitando a vanguarda, mas precisava realmente de uma linguagem mais poética e viu-se influenciado pela pintura metafísica de Giorgio de Chirico.  Descrição: A pintura “Os Amantes” mostra sob um teto claro com rodateto, de um recinto com parede escura ao fundo e vermelha à direita, um homem e uma mulher frente à frente, da cabeça aos ombros, de perfil. Ele, à direita, de terno e gravata pretos sobre camisa branca. Ela, com a parte superior da roupa vermelha sem manga. Ambos estão com as cabeças até a altura do pescoço, envoltas por lenços, porém, isso não os impede de beijarem-se na boca. A luz incide sobre o tecido claro, na parte superior da cabeça da mulher e na parte frontal do homem, evidenciando o fino e reto nariz masculino.  Obs: E é isso que faz a pintura ser provocadora. Há várias interpretações possíveis para as pinturas de Magritte. Desejos frustrados são um tema comum no trabalho dele. Aqui, uma barreira de tecido impede o abraço íntimo entre dois amantes, transformando um ato de paixão em isolamento e frustração.
Legenda: René Magritte – The Lovers, 1928 – óleo sobre tela – 54 x 73,4 cm – Museum of Modern Art (MoMA), New York, USA.
René François Ghislain Magritte (Lessines, 21 de Novembro de 1898 ― Bruxelas, 15 de Agosto de 1967) foi um dos principais artistas surrealistas belgas. Em 1916, ingressou na Académie Royale des Beaux-Arts, em Bruxelas, onde estudou por dois anos. Foi durante esse período que ele conheceu Georgette Berger, com quem se casou em 1922. René Magritte praticava o surrealismo realista, ou “realismo mágico”. Começou imitando a vanguarda, mas precisava realmente de uma linguagem mais poética e viu-se influenciado pela pintura metafísica de Giorgio de Chirico.
Descrição: A pintura “Os Amantes” mostra sob um teto claro com rodateto, de um recinto com parede escura ao fundo e vermelha à direita, um homem e uma mulher frente à frente, da cabeça aos ombros, de perfil. Ele, à direita, de terno e gravata pretos sobre camisa branca. Ela, com a parte superior da roupa vermelha sem manga. Ambos estão com as cabeças até a altura do pescoço, envoltas por lenços, porém, isso não os impede de beijarem-se na boca. A luz incide sobre o tecido claro, na parte superior da cabeça da mulher e na parte frontal do homem, evidenciando o fino e reto nariz masculino.
Obs: E é isso que faz a pintura ser provocadora. Há várias interpretações possíveis para as pinturas de Magritte. Desejos frustrados são um tema comum no trabalho dele. Aqui, uma barreira de tecido impede o abraço íntimo entre dois amantes, transformando um ato de paixão em isolamento e frustração.

terça-feira, 7 de julho de 2020

Dia Mundial do Chocolate!

Foto de um cupcake de chocolate. O bolinho de chocolate recebe na superfície superior uma generosa porção de brigadeiro cremoso em formato espiralado e no topo, ao centro, um mini brigadeiro envolto por granulado de chocolate belga ao leite. Um leve borrifo de granulados decoram e finalizam este confeito.    Desejamos um Feliz Dia Mundial do Chocolate!
Foto de um cupcake de chocolate. O bolinho de chocolate recebe na superfície superior uma generosa porção de brigadeiro cremoso em formato espiralado e no topo, ao centro, um mini brigadeiro envolto por granulado de chocolate belga ao leite. Um leve borrifo de granulados decoram e finalizam este confeito.
Desejamos um Feliz Dia Mundial do Chocolate!

sexta-feira, 3 de julho de 2020

Audiodescrição do verso da folha de rosto do livro "Kama Sutra Ilustrado"


Nome do Livro: The Illustrated Kama Sutra, Ananga-Ranga – Perfumed Garden, The Classic Eastern Love Texts.
Nome dos Autores: Charles Fowkes e Sir Richard Francis Burton  
Roteiro de audiodescrição: As Meninas Dos Olhos
Narradores: Marisa Pretti e o ator Luiz Guilherme
Consultoria: Milene Cristina Orifici.

quinta-feira, 2 de julho de 2020

Audiodescrição da folha de rosto do livro "Kama Sutra Ilustrado"

Nome do Livro: The Illustrated Kama Sutra, Ananga-Ranga – Perfumed Garden, The Classic Eastern Love Texts.
Nome dos Autores: Charles Fowkes e Sir Richard Francis Burton  
Roteiro de audiodescrição: As Meninas Dos Olhos
Narradores: Marisa Pretti e o ator Luiz Guilherme
Consultoria: Milene Cristina Orifici.