terça-feira, 13 de dezembro de 2022

"Chuveirinho" uma planta do cerrado!

Actinocephalus polyanthus é uma das espécies do gênero com maior distribuição no cerrado brasileiro. Esta planta também é conhecida como “chuveirinho”. Vivem geralmente em ambientes abertos e "rigorosos", com solo pobre em nutrientes, principalmente campos rupestres e campos de altitude. Apresentam as folhas organizadas em roseta e suas inflorescências geralmente são redondas, de cor branca e elevadas por "cabinhos", chamados de escapos. Estes escapos podem partir direto da roseta ou serem sustentados por "caules" maiores.   Descrição: Foto. Sob o sol em meio à vegetação de gramíneas altas, um buquê natural composto por mais de uma dúzia de chuveirinhos. Sobre algumas flores, há borboletas com asas laranjas com traços pretos. No canto inferior direito, há três brotos da mesma espécie que despontam e prometem florir.  Desejamos um Feliz Natal a todos!

Actinocephalus polyanthus é uma das espécies do gênero com maior distribuição no cerrado brasileiro. Esta planta também é conhecida como “chuveirinho”. Vivem geralmente em ambientes abertos e "rigorosos", com solo pobre em nutrientes, principalmente campos rupestres e campos de altitude. Apresentam as folhas organizadas em roseta e suas inflorescências geralmente são redondas, de cor branca e elevadas por "cabinhos", chamados de escapos. Estes escapos podem partir direto da roseta ou serem sustentados por "caules" maiores. 

Descrição: Foto. Sob o sol em meio à vegetação de gramíneas altas, um buquê natural composto por mais de uma dúzia de chuveirinhos. Sobre algumas flores, há borboletas com asas laranjas com traços pretos. No canto inferior direito, há três brotos da mesma espécie que despontam e prometem florir.

Desejamos um Feliz Natal a todos! 

sábado, 19 de novembro de 2022

Al Bayt Stadium

Curiosidade: Palco do primeiro jogo da Copa do Mundo 2022 entre os anfitriões e a equipe do Equador, o Al Bayt Stadium. O estádio foi inspirado nas tendas tradicionais do povo qatari e da região do Golfo, especialmente dos nômades. O estádio tem teto retrátil e todos os 60 mil assentos são cobertos. O clima interno é amenizado pelas tecnologias de refrigeração. As áreas de acesso às arquibancadas são forradas com papel de parede que remete a tapetes persas nas cores vermelha, preta e branca.  Descrição: Foto do estádio.  Al Bayt tem o formato de uma gigantesca tenda e situa-se em um platô. No acesso principal há uma rampa. Ao redor, uma área com paisagismo, um lago artificial, e pista para passeios com camelos. A fachada do estádio é listrada em bege e preto, o portal da entrada em vermelho, a cobertura do teto é bege e o formato remete às dunas.  Consultoria: Átilas Oliveira

Curiosidade: Palco do primeiro jogo da Copa do Mundo 2022 entre os anfitriões e a equipe do Equador, o Al Bayt Stadium. O estádio foi inspirado nas tendas tradicionais do povo qatari e da região do Golfo, especialmente dos nômades. O estádio tem teto retrátil e todos os 60 mil assentos são cobertos. O clima interno é amenizado pelas tecnologias de refrigeração. As áreas de acesso às arquibancadas são forradas com papel de parede que remete a tapetes persas nas cores vermelha, preta e branca. 
Descrição: Foto do estádio.  Al Bayt tem o formato de uma gigantesca tenda e situa-se em um platô. No acesso principal há uma rampa. Ao redor, uma área com paisagismo, um lago artificial, e pista para passeios com camelos. A fachada do estádio é listrada em bege e preto, o portal da entrada em vermelho, a cobertura do teto é bege e o formato remete às dunas. 
Consultoria: Átilas Oliveira  

domingo, 14 de agosto de 2022

Dia dos Pais!

Título do post: Pai relata "pânico e emoção" ao ter de fazer o parto do próprio filho em casa: "Só tinha visto em filme".  Foto. O pai de perfil, da cintura para cima, de cabelos castanhos ondulados e curtos com máscara de proteção, segura um recém-nascido enrolado em um pano verde. O pai olha para o filhinho e esboça um sorriso.  Desejamos um Feliz Dia dos Pais!

Título do post: Pai relata "pânico e emoção" ao ter de fazer o parto do próprio filho em casa: "Só tinha visto em filme".

Foto. O pai de perfil, da cintura para cima, de cabelos castanhos ondulados e curtos com máscara de proteção, segura um recém-nascido enrolado em um pano verde. O pai olha para o filhinho e esboça um sorriso.

Desejamos um Feliz Dia dos Pais!

quarta-feira, 20 de julho de 2022

Dia do Amigo!

Card em fundo azul claro decorado por desenhos infantis  de flores, joaninhas,  borboletas e bolinhas  coloridas. Ao centro, segurando um cartaz quadrado, à esquerda um menino e do outro lado, uma menina, ambos sorridentes. No topo lê-se Dia do Amigo. No cartaz em  fundo branco escrito  em letras roxas, o texto: Amigo é coisa para se guardar no lado esquerdo do peito. Mesmo que o tempo e a distância digam não, mesmo esquecendo a canção. O que importa é ouvir a voz que vem do coração.  Canção da América – Milton Nascimento  Desejamos um Feliz Dia do Amigo!

Card em fundo azul claro decorado por desenhos infantis  de flores, joaninhas,  borboletas e bolinhas  coloridas. Ao centro, segurando um cartaz quadrado, à esquerda um menino e do outro lado, uma menina, ambos sorridentes. No topo lê-se Dia do Amigo. No cartaz em  fundo branco escrito  em letras roxas, o texto: Amigo é coisa para se guardar no lado esquerdo do peito. Mesmo que o tempo e a distância digam não, mesmo esquecendo a canção. O que importa é ouvir a voz que vem do coração.

Canção da América – Milton Nascimento

Desejamos um Feliz Dia do Amigo!

segunda-feira, 20 de junho de 2022

Caipirinha

Foto montagem de um post da rede social  vista de cima. Uma menininha sorridente com os cabelos encaracolados presos para trás, em pé e descalça, está dentro de um copo com caipirinha de limão. As mãozinhas saem para fora do copo segurando um pedaço de limão. Uma grande rodela de limão enfeita a borda esquerda do copo. No topo em letras pretas, lê-se: A professora mandou um bilhete pra mandar a criança vestida de caipirinha. Quem arrumou a criança foi o pai.

Foto montagem de um post da rede social  vista de cima. Uma menininha sorridente com os cabelos encaracolados presos para trás, em pé e descalça, está dentro de um copo com caipirinha de limão. As mãozinhas saem para fora do copo segurando um pedaço de limão. Uma grande rodela de limão enfeita a borda esquerda do copo. No topo em letras pretas, lê-se: A professora mandou um bilhete pra mandar a criança vestida de caipirinha. Quem arrumou a criança foi o pai.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Muito linda a sua bolsa!

Ilustração em preto e branco e alguns detalhes em vermelho. Ao centro, duas fêmeas jacarés em pé, conversam sorridentes. Ambas com lacinho vermelho na cabeça e o focinho pintado em forma de boca humana com batom no mesmo tom do lacinho. A da esquerda usa um colar de bolinhas e a da direita, uma pulseira de bolinhas na pata direita e na outra pata segura uma bolsa de couro de jacaré. A da esquerda diz: muito linda a sua bolsa! Resposta: é o meu ex...

Ilustração em preto e branco e alguns detalhes em vermelho. Ao centro, duas fêmeas jacarés em pé, conversam sorridentes. Ambas com lacinho vermelho na cabeça e o focinho pintado em forma de boca humana com batom no mesmo tom do lacinho. A da esquerda usa um colar de bolinhas e a da direita, uma pulseira de bolinhas na pata direita e na outra pata segura uma bolsa de couro de jacaré. A da esquerda diz: muito linda a sua bolsa! Resposta: é o meu ex...

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Feliz Dia da Amizade!

Ilustração em fundo rosa. No topo lê-se: Inseparáveis como. Abaixo, unidos por sinais de adição: uma garrafa de bebida, limões cortados, um morrinho de açúcar com carinha  sorridente e sete cubos de gelo. Abaixo, um balão de fala decorado por um copo com líquido, canudinho e uma rodela de limão preso na borda e lê-se: Feliz dia da Amizade. Detalhe: no lugar da segunda letra a, um coraçãozinho verde.

Ilustração em fundo rosa. No topo lê-se: Inseparáveis como. Abaixo, unidos por sinais de adição: uma garrafa de bebida, limões cortados, um morrinho de açúcar com carinha  sorridente e sete cubos de gelo. Abaixo, um balão de fala decorado por um copo com líquido, canudinho e uma rodela de limão preso na borda e lê-se: Feliz dia da Amizade. Detalhe: no lugar da segunda letra a, um coraçãozinho verde.   
 

sábado, 12 de fevereiro de 2022

Sob uma chuva de pingos grossos...

Ilustração. Sob um céu escuro com chuva de pingos grossos, um banco de praça iluminado por um candeeiro. Sentados nas extremidades, à direita, um homem de rosto anguloso, pouco cabelo, entradas acentuadas, testa grande, sobrancelhas espessas, olhos claros, narigão, e nos lábios finos um cachimbo soltando fumaça. O homem com expressão facial carrancuda apoia a cabeça sobre a mão esquerda e com o outro braço esticado à esquerda segura um guarda-chuva vermelho que protege uma senhora com os ombros encolhidos e braços cruzados. A senhora tem o rosto enrugado, cabelos presos em coque alto, sobrancelhas finas, narigão e usa um óculos de grau de aros redondos e grandes. Pelo canto dos olhos, a senhora olha em direção ao homem.   Título do post: Ame as pessoas do jeito que elas são.

Ilustração. Sob um céu escuro com chuva de pingos grossos, um banco de praça iluminado por um candeeiro. Sentados nas extremidades, à direita, um homem de rosto anguloso, pouco cabelo, entradas acentuadas, testa grande, sobrancelhas espessas, olhos claros, narigão, e nos lábios finos um cachimbo soltando fumaça. O homem com expressão facial carrancuda apoia a cabeça sobre a mão esquerda e com o outro braço esticado à esquerda segura um guarda-chuva vermelho que protege uma senhora com os ombros encolhidos e braços cruzados. A senhora tem o rosto enrugado, cabelos presos em coque alto, sobrancelhas finas, narigão e usa um óculos de grau de aros redondos e grandes. Pelo canto dos olhos, a senhora olha em direção ao homem. 

Título do post: Ame as pessoas do jeito que elas são.


terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Tua casa, vista por...

Desenho em preto e branco composto por três linhas. No topo lê-se: Tua casa, vista por...  L1: Você: Sob céu limpo, um casarão. As laterais em avanço frontal, à esquerda: dois portões de garagem e à direita: um janelão envidraçado. Atrás, pinheiros e colinas. Compradores: Sob céu com nuvens, uma casa menor com um portão de garagem, uma porta estreita e duas janelas. Atrás, quatro copas de árvores.  L2: Bancos: Sob céu com nuvens, uma casa simples com vegetação rala. Avaliadores: Sob chuva torrencial, uma barraca em uma área descampada.   L3: Prefeitura – IPTU : sob céu claro, um palácio de três pavimentos, com torre central, colunas e uma escadaria. Atrás, há extensões da construção.

Desenho em preto e branco composto por três linhas. No topo lê-se: Tua casa, vista por...

L1: Você: Sob céu limpo, um casarão. As laterais em avanço frontal, à esquerda: dois portões de garagem e à direita: um janelão envidraçado. Atrás, pinheiros e colinas. Compradores: Sob céu com nuvens, uma casa menor com um portão de garagem, uma porta estreita e duas janelas. Atrás, quatro copas de árvores.

L2: Bancos: Sob céu com nuvens, uma casa simples com vegetação rala. Avaliadores: Sob chuva torrencial, uma barraca em uma área descampada. 

L3: Prefeitura – IPTU : sob céu claro, um palácio de três pavimentos, com torre central, colunas e uma escadaria. Atrás, há extensões da construção.    

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Um presente do vovô

Foto da tela de um celular. Em fundo branco o texto em letras pretas: Testamento do vovô Salim: Meu querido neto, não é muito, mas, o que deixo é suficiente para você comer pelo resto da sua vida! Detalhe: “sua vida” está em destaque por letras maiores e em azul. Abaixo, a foto de um garfo.

Foto da tela de um celular. Em fundo branco o texto em letras pretas: Testamento do vovô Salim: Meu querido neto, não é muito, mas, o que deixo é suficiente para você comer pelo resto da sua vida! Detalhe: “sua vida” está em destaque por letras maiores e em azul. Abaixo, a foto de um garfo.

sábado, 5 de fevereiro de 2022

Vida de cão...

O título do post: "Voltando pra casa depois de um dia cansativo correndo atrás de motos."   Foto. Um cão vira-lata de pelagem branco e amarelo no interior de um coletivo, deitado sobre o assento cinza localizado no corredor. Cabeça apoiada sobre o braço da cadeira, olhos fechados, patinha esquerda relaxadamente pende na lateral do assento.

O título do post: "Voltando pra casa depois de um dia cansativo correndo atrás de motos." 

Foto. Um cão vira-lata de pelagem branco e amarelo no interior de um coletivo, deitado sobre o assento cinza localizado no corredor. Cabeça apoiada sobre o braço da cadeira, olhos fechados, patinha esquerda relaxadamente pende na lateral do assento. 

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Dor de cabeça

Ilustração em fundo branco. Dispostos em duas linhas e duas colunas, quatro cabeças de um homem de perfil à direita. No topo em letras pretas lê-se: Tipos de dor de cabeça.  Da esquerda para a direita:  L1: A mancha vermelha sobre o olho direito estende-se da têmpora até quase o topo da cabeça. Acima lê-se: Enxaqueca. A mancha vermelha marca a parte traseira da cabeça. Acima lê-se: Hipertensão.  L2: A mancha vermelha marca a parte traseira da cabeça e avança por toda a testa. Acima, lê-se: Estresse. A mancha toma conta da cabeça toda e remete a uma touca ninja, deixando aparente apenas nariz e boca. Acima lê-se: IPVA, Material escolar, Fatura do cartão.

Ilustração em fundo branco. Dispostos em duas linhas e duas colunas, quatro cabeças de um homem de perfil à direita. No topo em letras pretas lê-se: Tipos de dor de cabeça.  Da esquerda para a direita:

L1: A mancha vermelha sobre o olho direito estende-se da têmpora até quase o topo da cabeça. Acima lê-se: Enxaqueca. A mancha vermelha marca a parte traseira da cabeça. Acima lê-se: Hipertensão.

L2: A mancha vermelha marca a parte traseira da cabeça e avança por toda a testa. Acima, lê-se: Estresse. A mancha toma conta da cabeça toda e remete a uma touca ninja, deixando aparente apenas nariz e boca. Acima lê-se: IPVA, Material escolar, Fatura do cartão.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

31 de janeiro é o dia Mundial do Mágico!

Foto em fundo roxo. Ao centro, mãos enluvadas brancas, a mão esquerda segura uma cartola preta com a abertura para cima e a outra, segura uma varinha preta com a extremidade branca direcionada ao centro da cartola. A magia acontece de maneira luminosa, sinuosa, colorida e remete à fogos de artifício ao entorno da cartola.

Foto em fundo roxo. Ao centro, mãos enluvadas brancas, a mão esquerda segura uma cartola preta com a abertura para cima e a outra, segura uma varinha preta com a extremidade branca direcionada ao centro da cartola. A magia acontece de maneira luminosa, sinuosa, colorida e remete à fogos de artifício ao entorno da cartola. 

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Falcão

Marcondes Falcão Maia, nasceu em setembo de 1957 em Pereiro, no Ceará. Mais conhecido pelo seu sobrenome Falcão, é um arquiteto, apresentador de televisão, ator, cantor, compositor, humorista e músico brasileiro notado pelo estilo irreverente e cômico.  Post na rede com uma foto de Falcão , sentado em uma poltrona do camarim. Ele está de frente, braço esquerdo descansa no aparador e com o dedo polegar da outra mão em sentido vertical e em outros três dedos usa anéis. Cabelo curto branco, rosto anguloso, óculos escuros de lentes quadradas, nariz protuberante, bochechas rosadas, bigode e cavanhaque grisalhos e o sorriso largo evidencia os dentes brancos e parelhos. Falcão usa um paletó verde estampado com os naipes de cartas sobre uma camisa social listrada em rosa e branco, a gravata é preta estampada com notas musicais brancas grandes. Sobre as lapelas broches, um crucifixo e um girassol grandão.   Acima da foto, o texto: “CoVyDy é igual chifre, quem ainda não teve, vai ter.  Quem teve, pode ter de novo.  E muitos já tiveram e não sabem.”

Marcondes Falcão Maia, nasceu em setembo de 1957 em Pereiro, no Ceará. Mais conhecido pelo seu sobrenome Falcão, é um arquiteto, apresentador de televisão, ator, cantor, compositor, humorista e músico brasileiro notado pelo estilo irreverente e cômico.

Post na rede com uma foto de Falcão , sentado em uma poltrona do camarim. Ele está de frente, braço esquerdo descansa no aparador e com o dedo polegar da outra mão em sentido vertical e em outros três dedos usa anéis. Cabelo curto branco, rosto anguloso, óculos escuros de lentes quadradas, nariz protuberante, bochechas rosadas, bigode e cavanhaque grisalhos e o sorriso largo evidencia os dentes brancos e parelhos. Falcão usa um paletó verde estampado com os naipes de cartas sobre uma camisa social listrada em rosa e branco, a gravata é preta estampada com notas musicais brancas grandes. Sobre as lapelas broches, um crucifixo e um girassol grandão. 

Acima da foto, o texto: “CoVyDy é igual chifre, quem ainda não teve, vai ter.

Quem teve, pode ter de novo.

E muitos já tiveram e não sabem.”